Bélgica - Ajuda e Informações

Bom dia

Estou a escrever pois estou a pensar mudar me para a Bélgica muito em breve, mais precisamente para Olen ou Geel e toda a ajuda que me possam dar é bem vinda.



Não tenho trabalho ainda e hoje vou fazer o meu CV em inglês para poder enviar. Tenho uma filha com 15 anos, que este ano em Portugal irá para o 10° ano.

Será que me podem dizer quais os documentos oficiais que preciso pedir para levar, para mim e para a minha filha?

Sabem dizer me como trato da transição dela para o ensino na Bélgica?

O que necessito fazer para que a minha filha seja matriculada no ensino Belga e para que eu possa trabalhar na Bélgica?


Têm algum conselho válido e importante para me dar?



Desde já o meu muito obrigada por toda e qualquer ajuda e informação que me possam dar.


Joana

ola, eu sou justino residente na belgica ainda precisa de algumas informaçoes?

Boa tarde Justino,

Sim ainda procuro ajuda e informações para me mudar para a Bélgica, mais precisamente para Olen.

Já falei com a embaixada belga em Portugal, que me deram alguma ajuda preciosa e que me disseram quais os documentos que devo ter e pedir para levar comigo. Sendo que o mais importante foi o certificado de habilitações da minha filha, já pedido, traduzido para holandês por um tradutor reconhecido por eles.

Falo fluentemente inglês, mas não francês, alemão ou holandês.  Vou arranjar trabalho, disso não tenho dúvidas.  A minha principal apreensão prende se com a minha filha e com a mudança de ensino, pois nem tão pouco sei que escolas secundárias existem na cidade para onde nos vamos mudar...  Há algum conselho que me possas dar? Alguma coisa importante para o caso da minha filha?

Relativamente ao arrendamento de casas, já soube que existem situações menos fáceis tal como burlas, arrendamento da mesma casa a 2 pessoas, etc.

Vou sozinha com a miúda para ai.
Óbvio que estou a pensar ir aí primeiro sozinha, muito em breve, "apalpar terreno". Ver a cidade, saber de escolas,  casas, trabalho, etc.

Como é que são os residentes nativos? Pessoas abertas a emigrantes? Ajudam ou facilitam na transacção? Qual a tua experiência com os nativos e com a comunidade portuguesa? E o clima, quão rigoroso é?

Tens algum conselho que me possas dar? Alguma coisa que achas importante eu saber?

Toda e qualquer informação, ajuda ou conselhos, para mim, são preciosas e valiosas.

Desde já o meu muito obrigada pelo teu tempo e atenção.

Aguardo notícias.

Joana

Joana, ola!
gostaria de saber se vc ja encontrou trabalho e um lugar pra morar?
Trabalho para uma empresa que aluga apartamentos muito bons com servicos de alto nivel na Belgica, vc estaria interessada?

Boa tarde,

Continuo à procura de trabalho na zona de Olen, Geel, Herentals e perto.

Quanto a casa, também estou interessada em saber zonas,  tipologias e valores mensais. Desde já agradeço a sua resposta.

Atentamente,

Joana Oliveira

Olá, Sra Joana gostaria se possível de saber qual a documentação que teve que levar para tratar a escola dos seus filhos, tb estou a pensar mudar dentro de uns meses e quero orientar as coisas, o meu filho faz 13 anos em Setembro pelo que já percebi que será integrado numa turma OKAN. Só não sei que papelada terei que levar
Muito grata e desculpe incomodar

Boa tarde Ana Sofia,

Vou tentar ajudá-lá e orientá-lá o melhor possível e como gostaria que o tivessem feito comigo.
Para a escola dos seus filhos necessita trazer um certificado de habilitações traduzido por um tradutor reconhecido pela eambaixada belga em Portugal que deve ser apostilhado também. Os boletins de vacinas actualizados e depois quando aqui chegar dirige se à escola.

Aconselho a trazer também uma certidão de nascimento traduzida e apostilhada da mesma forma. Se vem com o pai das crianças, mais fácil. Se não, traga uma autorização escrita (pelo menos em inglês) de como eles podem viver e permanecer na Bélgica consigo, devidamente assinada tem de juntar cópia do cartão de cidadão do pai. Estes documentos serão necessários não para a escola mas sim para a residência.

Qualquer outra dúvida, esclarecerem.

Atentamente

Olá, gostaria de saber se tem apartamentos para alugar em herentals grata Ana Sofia