Algumas informações úteis sobre viver em Xangai

Antes de vir morar na China fiz milhões de pesquisas sobre coisas básicas da vida em Xangai e achei muito pouco! Estou aqui há uns 2 meses, ainda estou descobrindo esse lugar incrível e totalmente diferente de tudo que já conheci, mas já deu pra saber umas coisinhas que acho bacana dividir. Espero que ajude alguém:

- Transporte: O metrô é uma excelente opção de transporte. O preço é justo (dependendo do trecho vc pode pagar até R$1,50, mas normalmente pago R$3 ou R$4 pros lugares onde vou). É surpreendentemente fácil de comprar bilhete nas máquinas, tem versão em inglês e é bem explicadinho, as estações são bem sinalizadas, limpas e amplas e são muitas linhas, ou seja, pra onde vc for, provavelmente vai ter uma estação de metrô nas redondezas. Ônibus ainda não tentei, mas outro dia estava parada na rua e vi que dentro de um ônibus tinha aqueles letreiros que tem no metrô e em inglês, ou seja, não é tão complexo quanto imaginei! Táxi é bem mais barato que no Rio de Janeiro e Roma (as duas cidades em que morei antes de vir pra cá). Às vezes, realmente nem compensa ir de metrô!

- Comida: Acha que na China é tudo barato??? Esquece!!! Aqui barato é o que é produzido na China. Como nossa alimentação é diferente da deles, os itens que a gente compra no supermercado, em geral, são importados. E muito caros! Caro tipo R$90 um saco de 5kg do arroz mais parecido com o nosso. Até macarrão não é barato, a não ser tipo noodles. No início foi um susto! Hoje já descobri umas coisas mais baratas, fiz umas adaptações e as contas de supermercado não estão mais aquele absurdo de antes.

- Comida chinesa: Muito cuidado ao comer em restaurantes (a não ser que vc seja forte no quesito pimenta)! A minha sensação é que o grande prato típico chinês é a pimenta. Já passei uns perrengues...kkkkkk.

- Moradia: Normalmente as empresas incluem moradia pros expatriados (alugam apartamentos mobiliados). Se vc tem ao menos um filho e o valor que a sua empresa ofereceu de aluguel é menos que R$3500 provavelmente vc não vai ficar bem instalado. Acho R$5000 uma quantia bacana. Dá pra alugar um ap bem legal!

- Escola: Essa foi a parte mais complicada! Tenho uma filha e escola nas nossas duas expatriações era minha maior preocupação. A opção em Xangai obviamente é escola internacional (as aulas são todas em inglês). E como fazer se seu filho não é fluente em inglês? Tem solução, pode acreditar!

Bom, resumidamente é isso! Se alguém se interessar em trocar algumas impressões ou eu puder responder alguma dúvida, comenta aí. Bjs!   

PS: Todos os valores que citei estão em real. Pra saber o valor em moeda local, hoje em dia multiplica por 2, que é mais ou menos isso.

Oi Dani,

Que bom encontrar um brasileiro! Gostaria de te conhecer, se possível. Meu nome é Patrícia, também cheguei em Xangai há mais ou menos dois meses, concordo plenamente com o seu texto, levei um susto no supermercado, comprar leite a dez reais o litro é doloroso, rs. Aluguel então, se a empresa não estivesse pagando eu voltaria para o Brasil correndo! As únicas coisas baratas que vi aqui até agora foram os Iphones( algo que não me interessa no momento) e os táxis. Concordo também que o metrô facilita muito a vida, com linhas espalhadas pela cidade inteira, bem, fora o susto com os preços, eu estou adorando Xangai e os chineses, apesar do pouco que consegui me comunicar com eles...

Oi Paty! Sempre bom conhecer alguém pra dividir essa aventura de viver tão longe do Brasil! Alguém pra conversar sobre as coisas loucas, diferentes e incríveis que a gente vê aqui todo dia. Meu marido é engenheiro. Quando foi convidado pela empresa dele pra ir pra primeira expatriação, eu larguei meu emprego e fui com ele. Agora estamos na segunda expatriação já e não me arrependo nem um pouco. A internet ajuda pra caramba a gente a manter contato com os amigos e familiares no Brasil, mas às vezes sinto falta de ter alguém pra conversar sobre as coisas que a gente vive aqui. Alguém que esteja vivendo a mesma coisa. Enfim, já viu que gosto de conversar né? kkkkkkk vício de advogada!

Dá uma olhadinha no meu blog, de repente vai te interessar: shanghaicomx.blogspot.com/

Se puder, deixa nos comentários lá seu email ou facebook pra gente poder manter contato (não tô conseguindo mandar mensagens diretas aqui pelo site). Lá tem moderação nos comentários, então só eu vou ler.

Bjs!

Bom dia Pessoal, bom encontrar brasileiros que estão morando em Xangai, eu e minha esposa estamos interessados em ir morar em Xangai, porém encontramos poucas informações sobre a vida em Xangai, gostei de ler os comentários de vocês, se vocês puderem nos Add no face, para conversar um pouco e ter uma melhor idéia de como será nossa vida aí,...
Obrigado
Rodolfo e Rosana

Oi Rodolfo e Rosana, uma coisa para vcs já saberem sobre a China é que muitos sites aqui são bloqueados, inclusive o facebook, o google... só conseguimos abrir com VPN, mas o face cai toda hora então eu pouco entro, podem me perguntar o que quiserem por e-mail, [email protected]. Se eu souber, terei prazer em responder. Abs. Patricia

Oi Rodolfo! Realmente é difícil encontrar as informações em relação às coisas mais básicas do dia a dia. Eu penei tanto pra achar essas coisas antes de vir pra cá que quando cheguei criei um blog pra dividir essas informações com outras pessoas. Tentei te achar no facebook e não encontrei. Me add Danielle Pedroza. Vai ser um prazer ajudar vcs no que eu puder.

olá boa noite, meu nome é claudete moro no Brasil. mas meu marido tem uma proposta de trabalho pra trabalhar e morar em xangai. minha duvida e medo e como e a vida ai, também em questa de trabalho. gostaria de saber mas sobre a vida ai. obrigada desde já

Oi Claudete, o custo de vida é bem alto( pelo menos moradia, escola internacional, curso de inglês, se vc precisar), mas transporte, alimentação e contas(água, energia e gás) acho similares ao q pagamos no Brasil. Se vc for um pouco aventureira, para morar em um país onde vc não consegue se comunicar bem, então não terá problemas na China, Xangai é uma cidade bonita, os chineses são boas pessoas, índice de criminalidade muito baixo, eu vim e não me arrependi e digo q não quero voltar! Boa sorte p/vcs!

Solicito informaçoes sobre shangai. Escolas, moradia....

Oi Tudo bem? Li algumas coisas que vc postou e achei interessante, quero me mudar pra chengdu com meu marido mas ainda nao sei falar ingles, Falo Portugues e japones e Tenho uma filha de 7 anos, minha maior preocupacao e com a escola international quando vier telegramas e exercicios escolares,

Olá Dani tudo bem? Sou engenheiro de Automação Industrial e estou com planos de ir para Shanghai, gostaria de saber como é esse mercado de trabalho na China, conseguiria me responder?

Ola, estou com contrato de trabalho para mudar com minha família para China, vi em diversos blog que o custo da escola bilíngue e a internacional é alto, alguém saberia me dizer uma base de valores para essas duas modalidades no ensino a partir de 13 anos de idade? E alguém sabe se tem escola francesa na China? E os valores talvez? Obrigado

Boa tarde, vc ja se mudou para Chengdu?
Se sim, gostaria de falar com vc para obter algumas informações sobre a cidade.
Att,
Cleber